sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

III PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - FAZER & ACONTECER

   A Procuradoria Especial da Via Administrativa encerra 2010 avaliando as propostas e atividades em curso, bem como traçando as diretrizes para 2011 com o III Planejamento Estratégico - Fazer & Acontecer. O evento, que contou com a participação da Subprocuradora-Geral do Estado Conceição Ehl Gomes Barbosa, Procuradores do Estado, servidores e estagiários que compõem a PEVA, foi dividido em cinco eixos de apresentação: Cultura Organizacional, Cultura Processual, Cultura de Acessibilidade ao Direito Estatutário, Procuradoria Itinerante e Mediação de Conflitos e GEP-3S (Grupo de Estudo e Pesquisa em Servidores Públicos, Serviço Público e Sociedade).

    O Eixo Cultura Organizacional foi elaborado através de questionário aplicado a todos os participantes do dia a dia da PEVA e da Procuradoria Itinerante. Assim, através de cinco perguntas buscou entender o nível de organização, percepção e resultados de cada participante dentro da instituição.

   Sobre o tema Cultura Processual procurou-se avaliar cada subsetor da Via Administrativa, e seus procedimentos na análise e tramitação processual, a fim de padronizar todos os procedimentos enquanto o processo estiver na Especializada.

   Em Cultura de Acessibilidade, tratou-se das formas de atendimento ao servidor público estadual. Além dos modelos já utilizados - Atendimento presencial, e-mail e telefone, entrou em discussão o uso das Redes Sociais (Blog, Twitter e YouTube) para aumentar o acesso às informações sobre matérias administrativas.   

   No Eixo Procuradoria Itinerante e Mediação de Conflitos entrou em debate o sucesso da prática de gestão processual, através da Procuradoria Itinerante, na análise célere do processo administrativo e na busca de fortalecer a instância administrativa como esfera de solução de conflitos envolvendo os servidores públicos, ampliando a atuação da PI como instrumento de valorização de entendimentos administrativos com servidores públicos, entidades classistas e gestores.

    O evento foi encerrado após a apresentação do Projeto GEP-3S (Grupo de Estudo e Pesquisa em Servidores Públicos, Serviço Público e Sociedade) que consiste em pesquisas bibliográficas sobre temas envolvendo servidores públicos, que serão catalogadas e servirão de referência na aplicação prática (Pesquisa-ação). Na ocasião, ficaram definidos o lançamento do GEP-3S para o dia 18 de fevereiro de 2011 e a primeira linha de pesquisa – Servidores Públicos na Jurisprudência do STF, quando também será lançado o livro “Direito Administrativo Democrático” em Aracaju, de autoria do Prof. Dr. Gustavo Justino de Oliveira.